Alguns dados de nossa Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba fica a 35 km a oeste de São Paulo. Apesar da proximidade, é uma cidade de interior.

Tem uma população estimada de 109 mil habitantes.

Está em 23. lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU e em 5. lugar no Índice Firjan (da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no Brasil.

O Índice Firjan avalia as três principais áreas de desenvolvimento humano: Emprego & Renda, Educação e Saúde, enquanto o IDH considera o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a educação e longevidade.

CONFIRA OS EVENTOS NA CIDADE
no calendário abaixo

Presépio em tamanho natural será inaugurado amanhã

Santana de Parnaíba está finalizando os preparativos para uma das celebrações natalinas mais tradicionais da região. A abertura oficial das festividades acontece amanhã, 13/12, às 20h. O evento prevê a inauguração do Presépio, montado na Praça XIV de Novembro, da decoração de Natal do Centro Histórico e o início das Cantatas de Natal.

A partir desta data, o Centro Histórico contará com iluminação do local de 1,2 milhão de micro-lâmpadas, instaladas em diversos imóveis e monumentos históricos que compõem o rico conjunto arquitetônico da cidade, um dos mais antigos do Estado de São Paulo. Serão iluminadas a fachada da Igreja Matriz e as árvores e edificações no entorno da Praça XIV de Novembro.

Outra atração da programação natalina de Santana de Parnaíba é o presépio, que completa 12 anos de realização, e que é considerado um dos maiores do Estado de São Paulo.

A ornamentação está sendo montada na Praça XIV de Novembro e, na edição deste ano, cresceu ainda mais de tamanho, passando de 400 para 600 m2. Composto por bonecos mecanizados em tamanho natural, o presépio reúne 18 personagens, entre eles, José, Maria (grávida até o nascimento do menino Jesus) e os Reis Magos, pastores, agricultores. No adorno, será possível encontrar, ainda, 25 animais, também mecanizados e em tamanho natural, como camelo, vaca, ovelhas, burro, bezerros e capivaras.

Como acontece todos os anos, entre os diversos personagens representados, o destaque é a imagem do menino Jesus na manjedoura, que será inserida somente na noite do dia 24/12. Antes, Maria é representada grávida. O presépio conta com cascata, lago com cerca de 30 mil litros de água, monjolo, roda d’água, ponte e moenda. O adorno é aberto ao público e pode ser visitado todos os dias, das 08 às 24h, até o Dia de Reis, celebrado em 06/01/2009.

Cantatas de Natal

Nesse mesmo dia (13/12), tem início a apresentação das tradicionais Cantatas de Natal, que acontecem sempre às 20h, na Praça XIV de Novembro, e conta com a participação de diversos corais da cidade e região.
A abertura da programação das Cantatas fica por conta do Coral Coração de Maria, logo após a chegada do Papai Noel. As apresentações se estendem até 21/12 e o encerramento fica por conta da Banda Sinfônica do Exército e do Coral da Universidade de São Paulo (USP), que será representado por cerca de 250 integrantes.

A primeira foto é da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Santana de Parnaíba. A segunda, da Folha de Alphaville.

Confira a programação completa do Natal 2008 no site da Secretaria de Comunicação Social ou abaixo, em nosso calendário. E não perca o passeio!

1 Comentário:

Anônimo disse...

Curiosidade:

Qual a origem do presépio?

As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio, que hoje é uma tradição na Itália, na Espanha, na França, no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos.

A tradição católica diz que o presépio surgiu no século 13, quando São Francisco de Assis quis celebrar um Natal o mais realista possível e, com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. Nesse cenário foi celebradada em 1223 a missa de Natal. O sucesso dessa representação do presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres.

Na Espanha, a tradição chegou pela mão do monarca Carlos III, que a importou de Nápoles no século 18. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século 19 e na França não o fez até inícios do século 20.

fonte: www.terra.com.br

Acontece aqui

Rede social

Quem sou eu

Minha foto
Santana de Parnaíba, SP, Brazil
Perguntaram a um sábio: "Existe uma única palavra que se possa seguir durante a vida inteira?" E o sábio respondeu: "Sim, ela é shu." E o seu significado é: 'Se não queremos que certas coisas sejam feitas a nós, não devemos fazê-las a outros.'(Provérbio Chinês) Pauto minha vida por essa única regra: nunca fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a mim. Seguido esse preceito, nenhum outro é necessário.

Últimos comentários

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger. Adapted by Ana.

TOPO