Alguns dados de nossa Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba fica a 35 km a oeste de São Paulo. Apesar da proximidade, é uma cidade de interior.

Tem uma população estimada de 109 mil habitantes.

Está em 23. lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU e em 5. lugar no Índice Firjan (da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no Brasil.

O Índice Firjan avalia as três principais áreas de desenvolvimento humano: Emprego & Renda, Educação e Saúde, enquanto o IDH considera o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a educação e longevidade.

CONFIRA OS EVENTOS NA CIDADE
no calendário abaixo

O Cachorro e sua Sombra

Encerrando a semana e desejando que seu sábado e domingo sejam muito bonitos e prazeirosos, separei essa fábula, O Cachorro e sua Sombra, extraída do bonito site, Fábulas


Um cachorro, ao cruzar uma ponte sobre um riacho carregando um pedaço de carne na boca, viu sua própria imagem refletida na água e pensou que fosse outro cachorro com um pedaço com o dobro do tamanho do que carregava.

Ele então largou sua carne, e, ferozmente atacou o outro cachorro para tomar-lhe aquele pedaço que era bem maior que o seu.

Agindo assim ele perdeu ambos; Aquele que tentou pegar na água, pois era apenas um reflexo; e o seu próprio que caiu no riacho e foi levado pela correnteza.

Autor: Esopo

Moral da História:
Quem desiste do certo pelo duvidoso é um tolo duas vezes imprudente.

Segurança de primeiro mundo

Em 16 de Dezembro, quando divulguei que "Viaturas da Guarda Municipal agora têm câmeras de vídeo e GPS", havia comentado que era a "segurança de Primeiro Mundo" chegando a Santana.

Ontem o Prefeito, literalmente, confirmou o fato. Da Folha de Alphaville:

Há um projeto, em fase de licitação, para a implantação de 52 câmeras de vídeo no Centro Histórico, estrada dos Romeiros, avenida Tenente Marques, bairro Colinas do Anhanguera, São Pedro, avenidas Yojiro e Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, entre outros. Tais câmeras serão monitoradas pela Guarda Municipal Comunitária e deverão estar instaladas ainda no primeiro semestre.

Num segundo momento, o sistema de monitoramento chegará às escolas da rede municipal. "Elas ficarão voltadas para a parte externa. A intenção é observar a movimentação e evitar a aproximação de pessoas estranhas ao ambiente escolar", informou o Prefeito.

Haverá, ainda, a renovação da frota de veículos da Guarda Comunitária e o incremento de homens e viaturas em Alphaville e Tamboré.
"Os novos veículos terão maior porte e serão distribuídos pela cidade, aumentando a sensação de segurança dos cidadãos. Com o monitoramento por câmeras e a presença física da Guarda Comunitária, teremos segurança de Primeiro Mundo", avalia.

Peccioli pela despoluição do Rio Tietê

A matéria, assim como a iniciativa do Prefeito, Silvio Peccioli, é de suma importância. Saiu na Folha de Alphaville e a transcrevo, abaixo, na íntegra:

"Silvinho Peccioli quer unir prefeitos e deputados estaduais e federais nessa luta

Depois de classificar a Sabesp como inimiga número 1 de Santana de Parnaíba, pela falta de investimentos e pela não coleta e tratamento de esgoto de todos os imóveis da cidade, o prefeito Silvinho Peccioli quer mobilizar a região e também pedir ajuda ao Ministério Público para cobrar do governo do estado uma solução para a poluição do rio Tietê.
"Não interessa se o esgoto despejado no Tietê é de Guarulhos, clandestino ou de outra cidade; nós não podemos continuar com esta situação e ficar arrastando o problema sem buscar uma solução", disse Silvinho, que já encomendou um estudo técnico sobre os reflexos da poluição do Tietê na região.
O estudo, segundo o prefeito, aborda desde as enchentes provocadas pelas cheias do rio até os reflexos na saúde da população. "Esse estudo, elaborado por um instituto ligado à USP, permitirá que eu apresente aos prefeitos da nossa região que temos de nos unir para buscar alternativas. Vou também recorrer aos deputados estaduais e federais eleitos pela região e pedirei ajuda ao Ministério Público, porque não descarto uma ação judicial contra o governo do estado, uma vez que é o responsável pelos serviços executados por Daee, Emae e secretaria de Recursos Hídricos", avisou.
Silvinho disse que a mobilização dos prefeitos e dos deputados também será estendida à população. "Será uma ação de médio a longo prazo. Vamos chamar a atenção de todos para a poluição do rio Tietê e os males que ela provoca em toda a região", disse.
O prefeito mantém o discurso de que a região não pode permitir ser tratada como de "2a classe". "Estamos na região metropolitana de São Paulo, uma das mais desenvolvidas do país, e não podemos compactuar com esse descaso. Sei que os investimentos são complexos, mas alguém precisa dar início", avalia.
Nessa mesma mobilização, Silvinho quer expor os serviços da Sabesp. "Presta mal serviço, usa material de baixa qualidade e joga o esgoto in natura no Tietê. Em Parnaíba, a coleta de esgoto não chega a 30%. Existem cidades que contam com serviços autônomos com melhor qualidade. Não descarto rescindir o contrato com a Sabesp e procurar outra empresa para prestar serviços de qualidade à cidade."" (os grifos são nossos)

Fiquei em dúvida se colocava ou não fotos do Rio Tietê, na parte que passa em Santana de Parnaíba, pois a situação é feia... Achei melhor fazê-lo, afinal, uma imagem vale mais que mil palavras...E é uma pena que não dê para "colocar" também o cheiro que emana do Rio em dias de ressaca...






Câmara dos Vereadores volta do recesso

Após recesso de quase 1 mês e meio, a Câmara dos Vereadores volta a funcionar, no próximo dia 3, terça-feira.
Aparentemente, o movimento será grande. Apenas um dos vereadores, Ronaldo Santos (PSB), levará 40 indicações, que deverá apresentar nessa primeira sessão do ano. Entre elas, pedidos para limpeza de boca-de-lobo, ampliação de iluminação pública e pavimentação. Afirma que atuará também, pela preservação do meio ambiente, uma de suas principais bandeiras.
Elvis Cesar (PSDB), por sua vez, vai reivindicar a implantação de um pronto-socorro, com funcionamento 24 horas, no posto de saúde do Parque Santana, além da construção de uma creche no Jardim Isaura.
Fonte: Folha de Alphaville

Meus comentários: Fico feliz em ver todo esse entusiasmo com o trabalho e torço para que ele se mantenha por toda a gestão, sempre objetivando o melhor para nossa cidade. Pretendo estar presente às sessões (lembro aos interessados em também comparecer que elas ocorrem todas as terças-feiras, 15:00hs, no novo endereço: Rua Porto Rico, 231, Jardim São Luís, telefone: 4154.8600)

Projeto Guri em Santana de Parnaíba

O Projeto Guri pertence à Secretaria de Cultura do Governo do Estado e objetiva a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, por meio do ensino musical.

Eles oferecem "gratuitamente, aulas de instrumentos de cordas, cordas de arco, sopros, percussão e canto coral, proporcionando aos alunos o contato com valores implícitos no ensino musical, dentre eles a concentração, a disciplina, o trabalho em grupo, o respeito às diferenças e a apuração da sensibilidade."

Não é feita seleção. As crianças e jovens entre 8 e 17 anos, regularmente matriculados na escola, podem se inscrever nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, no Polo do Projeto em Santana de Parnaíba (Estrada Márcia Marques, 415, telefone: 4156.5230).

As aulas iniciam em 9 de fevereiro, quando os alunos entrarão em contato com os cursos oferecidos e poderão escolher seus instrumentos (entre as opções estão teoria e iniciação musical, violino, violoncelo, saxofone, percussão e canto coral).

Vale a pena conhecer um pouco mais desse projeto. Clique aqui.

A lenda do amor impossível

Encontrei essa lenda no site Brasil, Mitos e Lendas.
Achei muito bonita e resolvi partilhá-la com vocês. Espero que gostem.

O "Frade e a Freira" (foto abaixo) é uma gigantesca formação granítica natural localizada no distrito do Rio Novo de Sul, em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. A lenda é sobre ela...


A LENDA


Conta-se que há muito tempo atrás, época em que o país se povoava no trabalho da terra, aqui chegou um frade moço, forte, honrado cavaleiro do exército de Jesus Cristo. Ele missionava ensinando orações e espalhando exemplos de esperança.

Na mesma aldeia, freiras divulgavam a ciência do esforço e do sacrifício, silenciosa e contínua tal qual pingo de chuva fina, mas teimoso e persistente.

Eis que certo dia, um Frade e uma Freira, na santidade de seus olhares, apaixonaram-se. Sendo ele servo e ela esposa de Cristo, não lhes era permitido outro amor. Amando e padecendo, sufocavam na noite sombria de corações, todo o desejo fremente da sonora paixão.

As razões iam desaparecendo na marcha alucinante de um amor tão desperto e iluminado, tal qual terra virgem que os acolhia. E assim, orando, chorando, penando, furtivamente encontravam-se para um olhar mais terno e para guardarem na lembrança uma recordação deliciosamente cruel.

Mas, uma vez o amor desperto, a busca principia e nunca há caminho de volta. A partir de então, tudo se inflama, não permitindo mais estar na planícies da complacência e realização parcial. Não há acomodação ou ameaça de perigo que impeça o esforço por um grau máximo de aproximação. E assim, às margens do Itapemirim visualizava-se suas duas sombras, negras, lentas, numa procissão de martírio, tentando resistir às tentações da vontade envolvedora.

Se foram ou não um do outro, num milagre humano de esquecimento, não recorda a memória popular. Apenas uma vez, não retornaram ao seu leito de sonhos, por certo sonharam juntos no silêncio da floresta, assistidos e abençoados pela também enamorada Lua.

Às margens do Itapemirim, sobre os fundamentos de granito, ergueu-se o casal, confabulando juras de amor, ouvidas pelas tempestades e compreendidas pelos passarinhos. Deus não os separou, nem os uniu em um perfeito abraço, mas deixou-os devidamente próximos, em atitude de reza e meditação, de sonho e resignação, frente a frente. E assim permanecerão eternamente.....


Uma ótima e abençoada semana!

Mulheres na Câmara

Santana de Parnaíba contará com três mulheres na Câmara Municipal neste ano: Cibele e Sueli, eleitas em 5 de outubro, e Maria Helena, única representante de Alphaville, que garantiu sua vaga com a nomeação de Guilherme Correia como Secretário Municipal de Obras.

Pela lei, os partidos políticos devem reservar 30% das vagas entre candidatos à disputa proporcional para um dos sexos. No entanto, como não há punição, a cota quase nunca é obedecida pelas siglas.

Em Parnaíba, embora o número de mulheres também não estivesse dentro da cota, elas conseguiram a melhor participação entre as cidades da região.

Em todo o país, mulheres que se candidatam a cargos eletivos estão ligadas a movimentos sociais ou vinculadas a famílias políticas. O crescimento da participação das mulheres na política passa por conscientização e criação de espaços dentro dos partidos.

Atualmente, no Congresso Nacional, pautas relativas ao interesse feminino estão paradas, como a questão da aposentadoria para donas de casa. Isso é reflexo da falta de maior participação feminina no Congresso. Na verdade, nós precisamos de mais representantes, a fim de formar uma bancada fortalecida para que possamos brigar pelos nossos interesses.

Fonte: Folha de Alphaville

Escolas de Esporte - inscrições abertas


As escolinhas de esporte da Prefeitura de Santana de Parnaíba estão com inscrições abertas para cursos gratuitos em 6 centros esportivos: capoeira, karatê, ginástica localizada, natação, hidroginástica, atletismo, boxe, dança contemporânea, futebol de campo, futsal masculino e feminino, handebol, basquetebol, voleibol, ginástica rítmica, street dance e futebol de areia.

Procure a unidade mais próxima de sua residência e confira a disponibilidade de vagas: Centro (4154.6135) Jardim São Luiz (4154.5045), Fazendinha (4154.5675), 120 (4156.5959), São Pedro (4156.6171) e Parque Santana (4151.7706).

Fontes: Webdiário e Cajamar Net



Conheça o projeto renda cidadã

Desenvolvido no município em parceria com o governo do estado, o Renda Cidadã consiste na transferência de renda direto às famílias em situação de pobreza, com o intuito de promover a melhoria da qualidade de vida da população. O valor da bolsa depende do número de filhos em cada uma das famílias atendidas por esta ação, que pode variar de R$ 60,00 a R$ 95,00. Atualmente, são atendidos em Santana de Parnaíba um total de 207 famílias, sendo que 40 dessas famílias residem no bairro Cidade São Pedro.

A permanência máxima da família neste projeto é de dois anos e é necessário que a família atenda a alguns critérios, como manter os seus filhos na escola e com a carteira de vacinação em dia, em caso de filhos de zero a seis anos de idade.
Outros dois quesitos exigidos são participar de uma reunião socioeducativa mensal e de algum curso de capacitação e geração de renda para que tenham a possibilidade de melhoria da renda familiar.

Mais informações sobre o Programa Renda Cidadã podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social pelo telefone 4622-7050.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Santana de Parnaíba

A volta às aulas e os impostos


























Em breve recomeça a "vida normal", as aulas voltam e, com elas, mais despesa.
E o governo, com seu apetite insaciável, em nada auxilia, chegando a levar 47% em tributos sobre alguns itens necessários de material escolar.
A Constituição Federal assegura a todos o direito à educação. "Brasil um País de Todos"??? É brincadeira?

Listei, abaixo, o percentual de impostos que pagamos sobre alguns itens de material escolar - só para se ter uma idéia.
Uma lei que determine que TODOS os produtos tenham gravados em suas respectivas embalagens o percentual de impostos sobre eles incidentes é absolutamente necessária para o exercício pleno da cidadania. O cidadão tem o direito de saber quanto ele está pagando de impostos sobre uma caneta esferográfica, sobre 1 kg de arroz, especialmente num País onde grande parte da população acredita que "imposto" é só o imposto sobre a renda e que só ricos pagam impostos.

Enquanto tal lei não "sai", há medidas paliativas a serem adotadas para se gastar menos - e poder levar os filhos à escola com o material mínimo necessário. O Procon dá algumas dicas:
- Reutilizar materiais do ano anterior, como cola, lápis, caneta, borracha, régua, tinta e giz de cera;
- Realizar pesquisas de preços em mais de três lojas físicas e online (para se ter uma noção, o Procon-SP realizou uma pesquisa e constatou, por exemplo, no lápis preto n. 2, da Faber Castell (ref. 1205, Ecolápis Redondo), uma diferença de preços de 233,33%: de R$ 0,30 a R$ 1,00, a unidade) ;
- Tentar comprar o material em atacado com outros pais;
- Ficar atento à data de validade dos materiais reutilizados, como tinta, cola e fita adesiva;
- Tentar efetuar a troca de livros com amigos e parentes para evitar a compra (ou, procurar usar livros de bibliotecas públicas e da própria escola);
- Ter em mente que marcas de produtos e locais de compra não podem ser exigidos pelas escolas.

Segue a vergonhosa lista da carga tributária incidente sobre o material escolar:
Agenda escolar 43,19%
Borracha 43,19%
Caderno Universitário 34,99%
Caneta 47,49%
Cola Tenaz 42,71%
Estojos para lápis 40,33%
Fichário 39,38%
Folhas para fichário 37,77%
Lancheira 39,74%
Lápis 34,99%
Livro escolar 15,52%
Mochila 39,62%
Papel pardo(solto) 34,99%
Papel sulfite 37,77%
Pastas em geral 39,97%
Pastas plásticas 40,09%
Pincel 35,70%
Plástico 40,09%
Régua 44,65%
Tinta guache 36,13%
Tinta plástica 36,22%

Acidente na Castelo Branco

Um feio acidente na Castelo Branco feriu 5 e matou 2 pessoas na Castelo Branco hoje à tarde, por volta das 15hs. Segundo a agência Estado, o acidente envolveu 9 carros e 3 caminhões no km 39 da Rodovia, sentido interior (aqui em Santana mesmo).

Os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional de Osasco com ferimentos leves. As causas ainda não foram apuradas.

Sabesp, a resposta

No dia 8 passado postei aqui a declaração do nosso prefeito, Silvinho Peccioli, sobre a Sabesp ser a inimiga número 1 da região.

O Webdiário noticia que a concessionária rebateu as acusações feitas. Reproduzo na íntegra a informação veiculada ao noticioso citado, salientando que as passagens em azul - à la Reinaldo Azevedo - são comentários meus:

"A respeito da reportagem “Silvinho Peccioli quer união de prefeitos contra a Sabesp”, publicada neste jornal em 14 de janeiro, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informa que a Unidade de Negócio Oeste da Sabesp é responsável pelo atendimento a mais de 3,5 milhões de habitantes da região. Além de Santana do Parnaíba, atende a mais nove municípios: Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Realmente a Sabesp atende a tais municípios e ninguém está dizendo o contrário, tanto que Silvinho queria a união de todos para, juntos, os municípios conseguirem a prestação de um serviço adequado.


A Sabesp está investindo fortemente em todo o Estado para universalizar o saneamento até 2018, sendo a companhia responsável por cerca de 40% de todos os investimentos realizados no Brasil na área de saneamento.

Na região atendida pela Unidade de Negócio Oeste, foram investidos, desde 1996, cerca de R$ 281 milhões em obras de abastecimento de água e R$ 313 milhões em obras de coleta e tratamento de esgotos. Até 2018, estão previstos mais R$ 580 milhões em novas obras de esgotamento sanitário.
?? Até lá, 2018, Santana de Parnaíba e os demais municípios continuarão pagando sem ter o serviço correspondente ????

Atualmente, 70% dos esgotos da região são coletados e, deste total, 51,8% são tratados. A previsão é elevar para 53% o tratamento em 2009 e chegar a 90% de coleta e 100% de tratamento até 2018.
Em 2018 teremos coleta de apenas 90%?? E, mesmo assim, mesmo sem a promessa de coleta da totalidade do esgoto em 2018, repito, Parnaíba continuará pagando até lá sem ter o serviço correspondente?
A que pretexto o prefeito viria a público, no início do mandato (lembro que o prefeito conhece bem a cidade e seus respectivos números, é seu terceiro mandato - veja As Eleições e os Números, aqui), afirmar que temos apenas 30% do esgoto coletado e, desses, apenas 30% tratado, se o número é superior a isso?? Qual é a lógica?


Porém, é preciso salientar que, para o sucesso dos programas de esgotamento sanitário que vem sendo implantados pela Sabesp, é fundamental a adesão da população, que deve ligar os esgotos de seu imóvel à rede da Sabesp. Ocorre que na região Oeste – de crescimento população nas periferias maior que a média do Estado – a cada 100 metros de rede de esgotos assentada pela Sabesp apenas quatro imóveis são ligados, quando 10 estariam aptos a realizar tal ligação.

Ou seja, resta um passivo de seis ligações para as quais a Sabesp não tem o poder de obrigar a execução desta ligação, o que deve ser objeto de fiscalização da prefeitura. Calcula-se que haja em torno de 40 mil ligações de esgotos potenciais, mas ainda não ligados, o que impactaria positivamente o índice de coleta de esgotos nos municípios operados pela Unidade de Negócio Oeste.

Além disso, um segundo problema refere-se às ligações clandestinas de esgotos em águas pluviais, o que impede que a Sabesp possa atuar com mais eficiência no que tange aos serviços de esgotos. "

Diante deste cenário, resta claro que a Sabesp está constantemente aprimorando seu atendimento à população da região e levando informações sobre suas ações para as mais diversas instâncias, seja por meio da prefeitura, de audiências públicas, imprensa, Ministério Público, entre outros, sempre para dar visibilidade de seus investimentos com objetivo de elevar os índices de coleta e tratamento de esgotos, bem como informar sobre os demais programas da Sabesp que influenciam diretamente na qualidade de vida da população como o Projeto Tietê, no qual já foram investidos US$ 1,5 bilhão, e o Córrego Limpo, para despoluição dos cursos d´água em toda a Região Metropolitana.

Não tenho condições de dizer se a Sabesp está ou não aprimorando seu atendimento à população da região, mas que o serviço não está satisfatório, isso é claro para mim e para os demais moradores; que o prefeito não tinha porquê alterar os números de coleta e tratamento para baixo, também é evidente...
Vamos acompanhar o desenrolar dos acontecimentos. De perto.

Alistamento Militar

A Prefeitura de Santana de Parnaíba está convocando os jovens nascidos em 1991 (ou em anos anteriores e que não estejam com sua situação militar regular) para que procurem a Junta Militar da cidade (Rua Bartolomeu Bueno, 94, Centro Histórico) até 30 de abril de 2009, entre 8:00hs e 15:00hs, a fim de se alistarem.

Na ocasião, devem apresentar os seguintes documentos:
- certidão de nascimento;
- identidade (RG);
- CPF; e
- uma foto 3 x 4, recente e sem data.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4154.1337.

Srs. Médicos: procura-se!

A Prefeitura do Município de Santana de Parnaíba está contratando, em caráter emergencial, médicos das seguintes especialidades:

- Clínico Geral e Pediatra Plantonistas (com salários de até R$ 5.900,00);
- Clínico Geral Ambulatório;
- Pediatra Ambulatório.

Enviar Curriculum Vitae para:
rh_sms@santanadeparnaiba.sp.gov.br

Mais informações podem ser obtidas com Elaine, pelo telefone: (11) 4622.8850.

Fonte: Folha de São Paulo, 18/jan/09

O Partido Federalista

Acredito firmemente que todos nós, cidadãos, somos e devemos ser políticos, devemos participar ativamente da história, uma vez que sofremos as consequências de todas as decisões tomadas pelos governantes que escolhemos.

Após conhecer as propostas do Partido Federalista, só podia apoiá-lo - note o banner que deixei na coluna ao lado.

As ideias básicas, do Instituto Federalista, encontram-se abaixo enumeradas, mas sugiro que você entre no site oficial do partido, conheça em detalhes e, se com elas concordar, apoie também a criação oficial do partido, que, para ser registrado no Tribunal Superior Eleitoral, precisa de 500 mil assinaturas (você não precisa se filiar, apenas assina apoiando que ele exista oficialmente):
  • Autonomia tributária, legislativa, judiciária e administrativa aos estados;
  • Voto não obrigatório e plebiscitos locais e estaduais;
  • Juizes, delegados e tribunais de contas eleitos pelo Povo;
  • Fim do STJ - Superior Tribunal de Justiça, estabelecendo-se a instância máxima no Judiciário Estadual, exceto para as questões de âmbito constitucional federal (STF);
  • Autonomia municipal inclusive quanto à forma de gestão;
  • Drástica diminuição da burocracia e diminuição do tamanho da "máquina pública";
  • Fim dos descontos obrigatórios do salário;
  • Fim dos impostos na cadeia produtiva - tributação somente no consumo;
  • Novo mercado de ações que financie idéias, projetos, empreendimentos e empresas sem burocracia e restrições.
  • Referendo de no mínimo 2/3 dos estados federados para aprovação ou reprovação de Leis Federais aprovadas na Assembléia Federal e emendas Constitucionais
  • Fim da impunidade
O Brasil é um País rico. Tem tudo para tirar o eterno rótulo de "subdesenvolvido" ou país "em desenvolvimento". Depende também de cada um de nós.

Cebolão em obras nesse final de semana

A Viaoeste, concessionária que administra o Sistema Castello-Raposo, irá realizar intervenções no Cebolão neste final de semana para inspeção de obras sobre o Rio Tietê.

Hoje, 17, o motorista que seguir no sentido capital encontrará a faixa da direita, na saída da Rodovia Castello Branco, fechada das 14 horas às 18 horas. No domingo, 18, a interdição será na faixa da direita, na saída da Marginal dos Pinheiros em direção à Castello Branco, sentido interior, que ficará fechado das 7 horas às 12 horas.

Fonte: Folha de Alphaville


Estradas da região em recuperação

O Governo do Estado incluiu algumas estradas que cortam a região Oeste em pacote de recuperação e pavimentação, de acordo com o Webdiário.
Parte dos R$ 3,9 bilhões em investimentos anunciados, beneficiará diretamente nosso município com a recuperação da Estrada Tenente Marques, que liga Santana de Parnaíba a Cajamar.

Breve pausa no blog

Por questões de força maior, interromperei as postagens por uns dias, mas em breve estarei de volta, esperando reencontrá-los por aqui.
Até breve!

Ultrassom em 17 de janeiro (próximo sábado)

No próximo sábado, a Secretaria de Saúde do município realizará o primeiro mutirão de ultrassom (olha a reforma ortográfica aí, gente!) do ano (pélvico, arterial, abdominal, renal e de tireóide) : a partir das 08:00hs no Centro de Especialidades Parnaibano - CEP, Av. Padre Luiz Alves de Siqueira, 205, Jardim Parnaíba.

A previsão é de que sejam atendidos, gratuitamente, cerca de mil pacientes.

ATENÇÃO: serão atendidos somente os pacientes agendados anteriormente nas Unidades de Saúde, que receberam um telefonema com a confirmação da marcação do exame e da hora da realização.

Segundo o Secretário de Saúde, Harysson Guanaes Lima, ainda esse mês haverá novo mutirão de ultrassom, no Pronto Atendimento Médico - PAM da Fazendinha e, em breve, um odontológico.

Do ParnaíbaWeb

Inscrições abertas para Rainha do Carnaval 2009

Estão abertas (até o dia 11/02) as inscrições para o concurso que elegerá a Rainha e as Princesas do Carnaval 2009 em Santana de Parnaíba.

Requisitos:
- ser brasileira;
- ter entre 18 e 26 anos;
- residir no município;
- não ter sido eleita Rainha ou Princesa nos últimos 3 anos.

A inscrição deve ser feita no Centro de Informações Turísticas - CINTUR, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a apresentação dos seguintes documentos:
- foto 3 x 4 recente;
- cópia da identidade (RG);
- cópia do CPF;
- cópia do título de eleitor;
- comprovante de endereço.

O concurso se dará em uma única etapa, no dia 14 de feveiro, às 20:00hs, quando as concorrentes serão avaliadas pela simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, elegância, espontaneidade, estética corporal e beleza plástica.

A Rainha eleita receberá um prêmio de 5 mil reais e a primeira e segunda Princesas, 3 mil e 1,5 mil reais, respectivamente.

O Centro de Informações Turísticas - CINTUR, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, fica na Praça XIV de Novembro, 33, Centro Histórico e funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00hs às 12:00hs e das 13:00hs às 17:00hs.
Mais informações podem ser obtidas por telefone (4154.1874), com Josie ou Mara.

Em fevereiro Comissão Especial de Inquérito - CEI será retomada

A Câmara dos Vereadores não concluiu em 2008 a Comissão Especial de Inquérito - CEI, aberta para investigar a qualidade do serviço de manutenção prestado pela concessionária de energia - Eletropaulo - o que deve ser ocorrer agora, em fevereiro, quando termina o recesso.

Segundo informação do Webdiário, apesar de Guilherme Correia (vereador reeleito e atual Secretário de Obras) ter dito que o relatório estava praticamente concluído, a investigação será retomada por meio de uma nova comissão.

De acordo com referido vereador, a maioria dos problemas envolvendo a Eletropaulo se refeririam à manutenção da rede pública na cidade, que é precária. Além disso, constatou ele que existem reclamações em relação às taxas cobradas pela concessionária, o não-cumprimento de prazos, que geralmente são por ela própria estipulados (!!).

Lembro que recentemente abordei aqui a questão da constante falta de energia elétrica na cidade. Ficaremos torcendo (e acompanhando) para que essa CEI funcione.

Crédito para quitar dívidas

Começo de ano é assim: um monte de dívidas prá pagar. IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, despesas que trazemos do Natal do ano anterior...

Apesar de não ser recomendável o endividamento, especialmente com a crise (cujas proporções ainda não conhecemos) batendo à nossas portas, algumas despesas são inadiáveis.

A Caixa Econômica Federal - CEF oferece diversas modalidades de empréstimo (para clientes e não-correntistas) para pagamento das despesas de início de ano.

Os valores variam de R$ 200,00 a R$ 15.000,00, com taxas de juros a partir de 0,88% ao mês e prazo de pagamento de até 96 meses - dependendo da modalidade de empréstimo escolhida.

Para mais informações, procure uma agência da CEF ou ligue para 0800.726.0101.

Permitida retomada imediata da cobrança de pedágio

Parece brincadeira.
Havíamos postado aqui sobre a liminar que determinava a suspensão de cobrança de pedágio no trecho oeste do Rodoanel Mário Covas e lembramos de episódio semelhante, quando a cobrança (extorsiva) de pedágio nas marginais da Castelo Branco iniciou.
Isso foi ontem.

Pois bem.
Referida liminar vigorou das 14:30hs de ontem, quando a cobrança de pedágio nas 13 cabines foi suspensa, até as 00:00hs de hoje. Ponto.

A Procuradoria Geral do Estado, às 18:35hs de ontem, protocolou recurso e foi atendida. A liminar foi cassada e a CCR RodoAnel voltou a cobrar R$ 1,20 dos 145 mil veículos/dia que, em média, por ali passam...

Região ganha bafômetros

Fonte: Folha de Alphaville

O governo do Estado entregou 5 bafômetros a Osasco, 2 a Barueri e Carapicuíba e 1 a Santana de Parnaíba, Itapevi, Cotia, Cajamar e Jandira, num total de 14.

Lembramos que a multa para quem for flagrado é de R$ 957,70, além de ter a CNH apreendida e correr o risco de ser preso, caso o nível de álcool no sangue seja igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar expelido.

A 4a Cia. da Polícia Rodoviária, sediada em Barueri, mantém quatro deles, um em cada base: Castello, Araçariguama, Raposo Tavares e Cotia.

Nas áreas atendidas pela 4a Cia. foram fiscalizados 2.240 veículos nessas festas de final de ano. Do total, foram 1.312 foram autuados e 146 recolhidos. Além disso, 200 motoristas tiveram os documentos apreendidos e dois foram flagrados em estado de embriaguez.

Suspensa cobrança de pedágio no Rodoanel

Fonte: FolhaOnline

A Justiça de São Paulo, em resposta a ação popular, concedeu liminar (que passa a valer a partir do momento em que o governo estadual e a concessionária que administra o Rodoanel, CCR, forem citados) supendendo a cobrança do pedágio (R$ 1,20) no trecho oeste do Rodoanel Mário Covas.
Até ontem, às 20:00hs, a citação não havia sido feita.

O fundamento da ação é o desrespeito à Lei Estadual 2.481, de 1953, que proíbe a instalação de pedágio em um raio de 35 km a partir do marco zero da capital.

Lembramos que, quando foram instaladas as cabines de cobrança de pedágio nas marginais da Castelo Branco, foram movidas ações populares, pedindo a suspensão da cobrança sob o mesmo fundamento e, a final, nosso Judiciário decidiu que a lei não mais vigora e, até hoje, "morremos" com o pedágio extorsivo da Castelo...

Vamos acompanhar.

Abertas as matrículas para as escolas municipais


As matrículas para os ensinos Fundamental e Médio nas escolas da rede municipal de Santana de Parnaíba podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro, na Secretaria de Educação ou nos colégios municipais. As aulas começam no dia 9.

Para realização da matrícula são necessárias:
- cópia da carteira de identidade,
- cópia da certidão de nascimento,
- comprovante de residência,
- 2 fotos 3x4,
- histórico escolar ou declaração de transferência.

Os pais que pretendem solicitar uma vaga em um dos Núcleos Municipais de Educação Infantil (NMEI) devem se dirigir à Secretaria de Educação (Rua Copacabana, 80, Jardim Benoá).
Mais informações pelos telefones 4622-8601 ou 4622-8610.

Crônicas, Contos e Poesias

A Secretaria de Cultura e Turismo divulgou o resultado da 11a. edição do Concurso de Crônicas, Contos e Poesias, realizado no segundo semestre do ano passado, nas categorias juvenil (de 14 a 17 anos) e adulto.

De 57 obras recebidas, de autores de diversas cidades do Estado de São Paulo, foram selecionadas 5, publicadas no site da Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba:

Poesia
O amor em Dúvida”, de Sabrina de Melo Araújo - Santana de Parnaíba (juvenil)
Visitas”, de Ana Maria Calheiros de Melo - São Paulo (adulto)

Crônicas
Santana é Aqui”, de Bruno Tessari - Santana de Parnaíba (juvenil)
Três Corações”, de Sebastião Cirilo da Silva Braga - São Carlos (adulto)

Contos
1/3 de Quarta...”, de Helena Quintana Minchin - São Paulo (adulto)


Ninguém me perguntou nada, mas gostei especialmente da poesia "Visitas", de Ana Maria Calheiros de Melo.

Prefeitos da região x SABESP


Em sua primeira entrevista coletiva, após a posse, o Prefeito Silvinho Peccioli teria afirmado ser a SABESP a "inimiga número 1" de Santana de Parnaíba, vez que não estaria cumprindo o prometido em contrato com a Prefeitura, além de prestar serviço de baixa qualidade.

Salientou ainda o prefeito que "A SABESP é o 'camarada' que arrebenta toda a nossa pavimentação e, quando faz o serviço de recuperação, usa um material de péssima qualidade." (fato público e notório, realmente).

Finalmente, destacou que o fato de grande parte das cidades não possuir rede de coleta e tratamento de esgoto contribui para o aumento da poluição do rio Tietê (que corta nossa cidade). Aliás, de acordo com o próprio prefeito, apenas 30% do esgoto é coletado - e esses 30% são jogados sem tratamento no Tietê. "Com isso, Parnaíba e Pirapora" (cidade vizinha) "são as que mais sofrem com as consequências deste descaso". De fato, a poluição é visível a olho nu, o rio está cheio de espuma e dele sai um odor que incomoda a cidade toda, especialmente em dias de baixa umidade.

A proposta dele seria a criação de um movimento com as demais prefeituras da região (Osasco, Carapicuíba, Barueri, Cotia, Jandira, Itapevi e Pirapora do Bom Jesus), a fim de cobrar mais eficiência da empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto.

Essa ação conjunta das Prefeituras seria o "carro-chefe" do Consórcio Regional Oeste - uma excelente ideia (agora sem acento, em razão do acordo ortográfico já em vigor), há algum tempo acalentada, que pode viabilizar uma série de medidas que os municípios, isoladamente, não conseguiriam adotar.

Agradecemos empenhados, Prefeito, vez que, realmente, o serviço prestado pela SABESP, por aqui, deixa muito a desejar... A próxima ação - fica a sugestão - poderia ser voltada à Eletropaulo, vez que a falta de energia tem sido uma constante.

Fonte: Webdiário

Cursos técnicos e profissionalizantes: vagas abertas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Suzana Dias, localizado à Av. Tenente Marques, 5.300, Fazendinha, está com vagas abertas para cursos técnicos e profissionalizantes:

1. O curso técnico de Eletroeletrônica, com duração de dois anos, terá início a partir do dia 19/01 e as aulas serão ministradadas das 12h45 às 18h.

2. Os cursos profissionalizantes de formação continuada (Operador de Empilhadeira, Informática, Auto CAD, Gestão, Metrologia, entre outros), com duração de 2 a 3 meses e algumas turmas têm início no sábado, 10/01.


Os primeiros (cursos técnicos) são gratuitos, sendo necessário fazer um 'vestibulinho' para ingressar; os demais (cursos profissinalizantes, de formação continuada), são cobrados.

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo SENAI Suzana Dias podem ser obtidas pelo telefone 4156-5623, com Patrícia ou Flávio.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba

Escolhidos Secretários e Presidente da Câmara

Segundo o Webdiário (essa que vos escreve, infelizmente não pode comparecer ao evento), o Secretariado Municipal foi anunciado na cerimônia de posse do atual prefeito, Silvinho Peccioli:

Administração - Antônio Kobayashi (permanece da gestão anterior)
Assistência Social - Eduardo Carlos Fernandes (permanece da gestão anterior)
Comunicação Social - Jamil Toufic Akkari
Cultura e Turismo - Luiz Alexandre Dalge Chiló
Educação - Eliana Maria da Cruz Silva (permanece da gestão anterior)
Emprego - Marco Antônio de Carvalho Santos
Esportes - Darlan Chiló
Finanças - José Oliveira da Silva (permanece da gestão anterior)
Governo - Pedro Mori (vice-prefeito)
Habitação - Nequinho Desanti (ex-vereador, não reeleito)
Indústria - Roberto Xavier (Secretário de Obras na gestão passada)
Negócios Jurídicos - Edgard Antônio de Jesus
Obras - Guilherme da Silva Correia (vereador reeleito, que abre sua vaga para seu suplente)
Planejamento - Roberto Paulo Valeriano Ignatios (permanece da gestão anterior)
Saúde - Harrysson Guanaes Lima (permanece da gestão anterior)
Serviços Municipais - José Carlos Gianini (permanece da gestão anterior)
Segurança Urbana (a ser criada) - Del. Adalberto Godoy de Alcântara Lima

O novo Presidente da Câmara dos Vereadores foi escolhido na mesma ocasião: Régis de Oliveira (segundo mandato), pertencente ao grupo político do Prefeito Silvinho Peccioli, em chapa única na disputa, foi eleito por unanimidade.

Ano Novo, Cabeça Nova

A Vida



A vida são deveres, que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida...

Quando se vê, passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado..
Se me fosse dada, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava
o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca
dourada inútil das horas...
Seguraria todos os meus amigos, que já não sei onde e como estão, e diria:
Vocês são extremamente importantes para mim.
Seguraria o meu amor, que está, há muito, à minha frente, e diria:
Eu te amo...
Dessa forma, eu digo: não deixe de fazer algo que gosta devido
à falta de tempo.

Não deixe de ter alguém ao seu lado
por puro medo de ser feliz.

A única falta que terá, será desse tempo que infelizmente...
não voltará mais.

                  Mario Quintana


A "virada" - tenho prá mim - por ser mera convenção, serve para uma coisa: refletirmos sobre o que já fizemos, o que passamos e o que queremos fazer e pretendemos vivenciar.

Tomei a liberdade de pegar emprestado esse poema de Quintana. Acredito que só teremos um Ano Novo com novas perspectivas se o encararmos com uma nova cabeça.

Pense nisso! É o que farei também.

Kassab prestigia posse de Silvinho Peccioli

Fomos honrados com a presença do Prefeito da Capital, Gilberto Kassab, além de Deputados Federais do Democratas-DEM, na posse do Prefeito Silvinho Peccioli.

"Eu acredito que Santana de Parnaíba, cada vez mais, se insere entre as cidades que mais se desenvolve no Estado. Aqui temos cultura, aqui temos as melhores tradições paulistas e a eleição do Silvinho Peccioli, mais uma vez, prá dirigir Santana de Parnaíba, é a demonostração da sua competência e da relação de confiança que tem entre Santana e a sua pessoa." - foram as palavras de Kassab para o jornalista Paulo Espada.

Silvinho, por sua vez, afirmou que acredita que a cidade continuará crescendo, nos próximos 4 anos, "sem susto, sem solavanco, de uma forma coordenada, planejada, privilegiando a qualidade de vida".

É isso aí.

Acontece aqui

Rede social

Quem sou eu

Minha foto
Santana de Parnaíba, SP, Brazil
Perguntaram a um sábio: "Existe uma única palavra que se possa seguir durante a vida inteira?" E o sábio respondeu: "Sim, ela é shu." E o seu significado é: 'Se não queremos que certas coisas sejam feitas a nós, não devemos fazê-las a outros.'(Provérbio Chinês) Pauto minha vida por essa única regra: nunca fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a mim. Seguido esse preceito, nenhum outro é necessário.

Últimos comentários

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger. Adapted by Ana.

TOPO