Alguns dados de nossa Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba fica a 35 km a oeste de São Paulo. Apesar da proximidade, é uma cidade de interior.

Tem uma população estimada de 109 mil habitantes.

Está em 23. lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU e em 5. lugar no Índice Firjan (da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no Brasil.

O Índice Firjan avalia as três principais áreas de desenvolvimento humano: Emprego & Renda, Educação e Saúde, enquanto o IDH considera o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a educação e longevidade.

CONFIRA OS EVENTOS NA CIDADE
no calendário abaixo

Estudantes de engenharia, arquitetura e urbanismo

A Alphaville Urbanismo e a Fundação Alphaville lançaram na última terça-feira, 25, o Prêmio Alphaville Sustentável, visando a disseminação e a melhoria contínua de ações em prol do meio ambiente.
As inscrições podem ser feitas por estudantes de engenharia, arquitetura e urbanismo de qualquer faculdade do Brasil, pelo site Prêmio Alphaville de Urbanismo Sustentável até 18 de dezembro.
Os projetos deverão ser entregues até 15 de janeiro de 2010 e os resultados serão divulgados em fevereiro.
O primeiro prêmio é de 10 mil reais, o segundo de 7 mil e o terceiro, 5 mil reais - isso sem mencionar a incrível divulgação que os ganhadores terão de seu nome.
Boa sorte aos participantes!

Cine Teatro, nesse final de semana

Serão apresentados, nesse final de semana, no Cine Teatro Coronel Raymundo (Rua Suzana Dias, 300, Centro Histórico), os seguintes espetáculos:
Sábado, 29, 20hs, A Comédia do Coração, uma tragicomédia que se passa dentro de um coração feminino apaixonado e prestes a se casar e retrata a eterna luta entre Razão e Paixão. A peça é classificada como "livre".
Domingo, 30, 16hs, uma atração voltada para o público infantil: Histórias de Roda.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no próprio teatro, com antecedência.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 4154.4447

Vamos ajudar o EPROCAD?

A Fundação Esportiva e Educacional Pró-Criança e Adolescente - EPROCAD, foi selecionada por suas contribuições para a mudança social em comunidades desfavorecidas ao redor do mundo  (é a única representante da América do Sul),   para participar de um evento continental preparatório, um festival de futebol de rua, com outras 7 equipes (todas africanas) que ocorrerá em Cape Town, África do Sul, em novembro próximo.
Em junho de 2010, juntamente com a Copa do Mundo, ocorrerá  em Johannesburgo o primeiro "FIFA-Football for Hope" - patrocinado  evidentemente pela Federação Internacional das Associações de Futebol).
O EPROCAD estará presente também nessa ocasião, juntamente com outras 31 delegações sociais. Seus jogadores devem participar das atividades da instituição, além de estarem regularmente matriculados -e frequentando as aulas - da rede municipal de ensino.
A Fundação EPROCAD tem sua sede na Rua Pérola 251, Jardim Parnaíba e tem sido apoiada, basicamente, pela Prefeitura.
Para os empresários que puderem e quiserem ajudar, o telefone para contato é 4154.1581.

  Fonte: Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba

Exposição de Benedito Franco Filho

O artista plástico Benedito Franco Filho, filho da terra, expõe, desde o último dia 22 até o próximo 6 de setembro, suas obras (näif e arte primitiva moderna) no Centro de Memória e Integração Cultural - CEMIC (Largo da Matriz, 49, Centro Histórico), retratando nossa cidade, vista no início do século XX.
A entrada é franca.
Mais informações pelo telefone 4154.6251.
Uma amostra de suas telas



Vitor e Léo no aniversário da cidade


O concurso-eleição sobre o artista que deveria se apresentar no show de aniversário da cidade terminou no último dia 15, com a vitória da dupla sertaneja Vitor e Léo.
O concurso contou com a participação de 23 mil pessoas.
Apesar de terem sido eleitos, a apresentação não está certa. Segundo o prefeito, dependerá da agenda da dupla.
Na hipótese de não haver acerto entre prefeitura e os cantores eleitos, um dos demais colocados pode vir a ser contratados. São eles, em ordem de preferência da população:
2. Jorge e Mateus
3. a banda Dejavú
4. Daniel
5. Eduardo Costa
6. Ivete Sangalo
7. Cezar Menotti e Fabiano
8. Fernando e Sorocaba
9. Cláudia Leite
10. Zeca Pagodinho
Pena que não participei, mas torço pelos sexto e nono lugares: Ivete Sangalo ou Cláudia Leite. Nesta ordem.

Boas novas

Terça-feira última, 25, a Eletropaulo inaugurou nova subestação em Santana de Parnaíba, visando atender 170 mil pessoas (inclusive população de Cajamar), mas com capacidade de atender 300 mil.
Já não era sem tempo... A frequência com que nos deparamos com a falta de energia elétrica é absurda.

O governo do Estado, com financiamento do Banco Mundial (BIRD) vai financiar - entre outras - a revitalização de 8,5km da Estrada Tenente Marques (que liga Santana de Parnaíba a Cajamar).
A Secretaria Estadual de Transportes informou que as obras têm início ainda nesse semestre.



Fontes: Folha de Alphaville
Webdiário

Santana de Parnaíba participa do Mapa Cultural Paulista

O Mapa Cultural Paulista é organizado pela Secretaria de Estado da Cultura e tem como objetivo identificar e ressaltar a produção cultural de todo o Estado de São Paulo, nas mais diversas expressões culturais, como dança, teatro, artes visuais, canto coral e literatura. O concurso é divido em três fases: municipal, regional e estadual.

Nosso município está concorrendo à fase Regional (a região da qual Santana de Parnaíba faz parte compreende os 39 municípios da Grande São Paulo) do Mapa Cultural Paulista, na modalidade Teatro, com a peça “Sacra Folia”.

A encenação, realizada pela Companhia Parnaibana de Teatro – pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade - conta com a direção de Edimilson Andrade e conta a história da perseguição da Sagrada Família que, ao fugir de Herodes, se perde e acaba chegando ao Brasil. A confusão acontece quando o anjo Gabriel escolhe Matias Cão - dono de uma tropa de burros - para conduzir José, Maria e o Menino Jesus de volta ao Egito, mas que os acaba levando para Belém do Pará.

Sacra Folia é uma das quatro peças criadas por Luis Alberto de Abreu, dentro do projeto Comédia Popular Brasileira, que recebeu, em 1999, o prêmio especial da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Nossos parabéns à Companhia Parnaibana de Teatro, à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e ao diretor, Edimilson Andrade! :)

Fonte: Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba

Projeto Agita Galera, Sétima Edição

Na próxima sexta-feira, 28, Parnaíba contará com mais uma edição do Projeto Agita Galera, de iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde.
O projeto tem como objetivo sensibilizar, orientar e promover a prática de atividades físicas e a manutenção de hábitos saudáveis na população e ocorre anualmente, na última sexta-feira de agosto, em todo o Estado.
No decorrer de todo o dia, especialmente para aqueles que estão em idade escolar, serão realizadas diversas atividades, como dança, recreação, jogos, sorteio de brindes, ficando o destaque para a Pista de Skate da Fazendinha (Av. Tenente Marques, s/n), onde serão realizadas diversas atividades entre 13hs e 16:30hs.
Mais informações podem ser obtidas no Centro da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, telefone 4622.8659.
Fonte: ParnaibaWeb

Alunos das ETECs - Portal Emprega São Paulo

Na última segunda-feira, 24, a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho lançou o projeto Aprendiz Paulista.

Ele funciona como um banco de currículos de estudantes, de um lado, e cadastro para vagas de empresas interessadas a contratar técnicos, de outro.
O atendimento é gratuito e visa a beneficiar 15 mil pessoas, de 14 a 24 anos, residentes no Estado de São Paulo, matriculadas e com frequência efetiva no ensino técnico-profissional do Centro Paula Souza (que coordena as redes de ETECs e FATECs).

O empregador que participar do projeto se compromete a contratar os jovens com registro na carteira de trabalho e a pagar vale-transporte, 13° salário, férias, FGTS, além de outros benefícios concedidos aos outros empregados, já que a admissão será feita por meio da Lei do Aprendiz. A jornada é de seis horas diárias e o piso é o Salário Mínimo Paulista, que varia de acordo com a categoria.

O cadastro deve ser feito no Portal Emprega São Paulo, no link Aprendiz Paulista.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-770-7378

Fonte: Webdiário

Índice de Desenvolvimento Municipal

O Índice de Desenvolvimento Municipal medido pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) de 2009 foi publicado pela Folha de São Paulo de domingo.
O índice mede 3 indicadores: Emprego e Renda, Educação e Saúde.
Santana de Parnaíba continua entre as 10 cidades brasileiras com melhor índice, mas caiu em relação ao ano passado.
Estávamos em 5. lugar e caímos para 9.
Evidentemente apenas os números foram divulgados. Agora as razões da queda devem ser analisadas, no mínimo, para estancar a queda, uma vez que o IDM é atualmente o melhor indicador da qualidade de vida em um município.

Dia Internacional do Folclore


Dia 22 de agosto é o Dia Internacional do Folclore, no Brasil, comemorado desde 1965.
Aqui em Parnaíba, o dia será comemorado com a apresentação de dois grupos folclóricos (Sambaqui e Companhia Caracaxá), a partir das 14hs, na Praça XIV de Novembro, Centro Histórico.
Em razão da comemoração, excepcionalmente nesse domingo não haverá o Projeto Música na Praça (que acontece todos os domingos, no mesmo local, às 15hs).
A Feira de Artes e Artesanato e a Praça de Alimentação, contudo, estarão instaladas normalmente.
Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Promoção e Divulgação de Eventos Musicais (fone 4154.5666).

Adiada a segunda etapa de vacinação contra Pólio


A segunda etapa da vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), prevista para amanhã, 22.08, foi adiada por determinação do Ministério da Saúde, para 19 de setembro.
Razão: evitar sobrecarga no atendimento do serviço público de saúde, sobrecarregado que está em função da gripe suína.
Segundo o Ministério, essa alteração nas datas não comprometerá o efeito protetor da vacina dada, na primeira etapa, em 20 de junho passado. Torcemos para que assim seja.
Dúvidas ou informações devem ser obtidas no site do Ministério da Saúde , ou junto a Vigilância Epidemiológica de Santana de Parnaíba, através do fone 4154.4553

Inauguração do SESI - Cidade São Pedro

Hoje, às 17hs, será inaugurado o SESI, na Av. Conselheiro Ramalho, 264, Cidade São Pedro, com 28,6 mil m2.
É o 53. Centro de Atividades da entidade e oferecerá serviços, atendimento e programação para todas as idades, nas áreas da educação, esporte, lazer e cultura, com possibilidade de receber mil pessoas por dia.
Além de dois prédios construídos para educação (Ensino Fundamental, Médio e de Jovens e Adultos), com salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sala de ciência e tecnologia e recreio coberto, o Centro conta com balneário formado por piscina semi-olímpica com 6 raias e piscina recreativa, duas quadras poliesportivas, ginásio coberto, academia de ginástica, sala de dança e lutas olímpicas, vestiário, lanchonete e núcleo de convivência para realização de confraternizações.

Programa de revitalização do comércio

Uma parceria entre Prefeitura, Sebrae e Senac, promoverá na cidade o Programa Comércio Varejista do Estado de São Paulo, na próxima segunda-feira, 19hs, no Auditório do Senai Suzana Dias (avenida Tenente Marques, 5.300, no bairro da Fazendinha).

O objetivo é apoiar os empreendedores do varejo a revitalizarem o comércio, tornando-o mais competitivo e moderno.
Os inscritos receberão orientações em várias áreas, incluindo promoção de melhorias em seus estabelecimentos, mudanças na infra-estrutura e criação de uma unidade visual para o segmento, entre outros quesitos. Cada empresa receberá, também, um diagnóstico individual por consultores do Senac.

Serão, ao todo, três etapas. Na primeira, será promovido um levantamento das informações do setor. A partir daí, serão definidas ações de acordo com as necessidades de modernização de cada empresa. Nesta fase, que deve começar em setembro e terá duração aproximada de quatro meses, serão considerados na análise 20 itens, entre eles, identidade visual, vitrinismo, design, layout da loja, iluminação, merchandising de produtos e atendimento.

Na segunda etapa do programa, as ações serão voltadas aos clientes, com temas envolvendo o relacionamento, público-alvo da empresa, atendimento e pós-venda.

E, por fim, na terceira fase, será avaliada a capacitação dos empresários, com foco para o estoque, fluxo de caixa e aspectos da área financeira.

O programa é gratuito e aberto a todas as empresas formais do comércio varejista, independentemente do setor em que atuam.
As inscrições estão abertas e seguem até 11 de setembro. Elas devem ser feitas no Posto de Atendimento ao Empreendedor-PAE, administrado pela Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social-SEMEDES (na avenida Tenente Marques, 5.405, Fazendinha), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mais informações pelo telefone 4156-4524.

Fonte: WebDiário

Volta às aulas


No próximo dia 17 haverá o retorno às aulas, adiado em decorrência da gripe influenza A H1N1.
A prefeitura de Santana de Parnaíba, por enquanto, é a única da região oeste que decidiu repor os dias perdidos. Os 28 mil alunos do 59 colégios municipais assistirão aulas aos sábados.
Essas aulas de reposição começarão no sábado, 5 de setembro, e prosseguirá até a reposição total das aulas faltantes, com exceção dos sábados cuja sexta antecedente for feriado.
Os colégios municipais estão equipados com bebedouros e copos descartáveis, além de álcool em gel, cujos frascos ficarão na mesa do professor.
De qualquer modo, haverá orientação sobre a correta lavagem das mãos, além da Prefeitura ter adotado um sistema de desinfecção de pratos e talheres usados na merenda.
Outra excelente medida foi a reunião feita pela Secretaria da Saúde com diretores e assistentes dos colégios para esclarecer dúvidas e orientá-los no melhor atendimento aos alunos.
Evidentemente, aqueles que apresentarem sintomas de gripe não poderão assistir às aulas.
Nota: O Conselho Estadual de Educação havia liberado as escolas de cumprirem os 200 dias letivos – decisão contrária à vontade do Governador José Serra, que defende a reposição total dos dias, e da orientação do Ministro da Educação Fernando Haddad.
Dada a posição do Ministro e considerando que o Conselho Nacional da Educação publicará uma resolução sobre o tema, essa decisão do Conselho Estadual ainda poderá ser suspensa.
Fonte: Folha de Alphaville

Domingo na Praça

Nesse domingo, 16 de agosto, o Projeto “Música na Praça”, trará o conjunto de MPB Terra Batida. Eles tocarão no Coreto Maestro Bilo (Praça XIV de Novembro, Centro Histórico), a partir das 15hs.

No mesmo horário das apresentações, acontece a Feira de Artes e Artesanato e a Praça de Alimentação, na própria Praça 14 de Novembro.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Promoção e Divulgação de Eventos Musicais, da Secretaria de Cultura e Turismo, pelo telefone 4154-5666.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba

Convite


Por diversas vezes me vejo tentada a postar sobre assuntos não pertinentes a Santana de Parnaíba. Em algumas ocasiões, não me contive e até sobre o Timão postei aqui. Em verdade, penso que é um despropósito, visto que esse blog foi criado com a finalidade específica de tratar sobre nossa cidade.
Fiz então um novo blog, o Rabiscando, e gostaria de convidá-los a conhecê-lo e, se for do agrado de vocês, a divulgá-lo.
Espero que gostem e participem.

Ação Comunitária

A décima edição da Ação Comunitária se dará no próximo dia 29 de agosto, das 9 às 17hs, nas Ruas Rio Branco, Natal e Belo Horizonte, na Fazendinha.
Trata-se de um dia de diversos serviços gratuitos disponibilizados à população.
Os serviços a serem prestados na ocasião são
- corte de cabelo,
- emissão de CPF, carteira de trabalho e 1a. via da cédula de identidade,
- orientações trabalhistas,
- informações sobre Direito de Família, Penal, Civil e Tributário,
- testes de glicemia, colesterol, triglicérides e pressão arterial,
- orientação médica,
- serviços na área bucal, oftalmologia e fisioterapia,
- orientação técnica de engenheiros para construção
- e lazer para crianças).

Mais uma palestra do SEBRAE

No próximo dia 26 de agosto, das 10hs às 12hs, no posto SEBRAE (Av. Tenente Marques, 5405, Fazendinha), haverá a palestra "Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda", voltada para micro e pequenos empresários.

Além das orientações sobre esses conceitos básicos, os participantes receberão informações sobre separação e classificação dos custos e despesas para o adequado cálculo do preço de venda, formação e estratégias sobre o preço de venda e demonstrativos de resultados financeiros da empresa e ações para melhorias.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas com antecedência, pelo telefone 4156.4524, pessoalmente, no próprio endereço do SEBRAE, ou pela internet, enviando e-mail para pae.santanadeparnaiba@bol.com.br, com nome completo, CPF, data de nascimento, endereço e telefone para contato.

Derrubaram o simpático (e utilíssimo) Twitter

Hoje, às 11 horas (horário de Brasília) o Twitter notificou um problema, cujas causas não haviam, ainda, sido identificadas.
Já foram e infelizmente o serviço ainda continua fora do ar: um ataque de hackers, proveniente de vários computadores simultaneamente, tirou  o serviço de microblog, Twitter, do ar.
Sem comentários.

“Saúde Próxima de Você" no Ingaí

Atenção, nesse sábado, 08 de agosto: 

Ação da Prefeitura, "Saúde Próxima de Você", das 9hs às 16hs em frente ao Colégio Municipal Manoel Jacob Cremm (Estrada do Ingaí, 1.620):
coleta de Papanicolau, controle de hipertensão e diabetes, busca ativa de Tuberculose e Hanseníase, orientações sobre Dengue e ações de saúde bucal.

Furlan, Sarney e Temer. Adorei!

Lendo o WebDiário me deparei com uma entrevista com o prefeito Rubens Furlan de Barueri e confesso que fiquei muito satisfeita.
Apesar de pertencer ao PMDB, o prefeito teria mencionado a série de irregularidades no Senado que envolvem o companheiro de Partido, José Sarney e, ainda, teria acrescentado que "podem tirar esse povo de lá, que eles não fazem falta para o país, o problema é que eles se agarraram lá de uma tal forma e não largam por nada".
De fato, a mamata é tão boa que, "na boa", sem uma grande reação popular, eles não largarão o osso mesmo.
Ele revelou também números (para nós) desconhecidos: Senado e Câmara possuem mais funcionários que as 7 prefeituras da região (!!!): Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.
“Acredito que se chamarem todos os funcionários para o trabalho, vão precisar construir pelo menos mais uns 15 anexos, pois hoje, não cabe todo mundo naquele espaço”, teria afirmado ele.
É mole?? Pior: e para fazerem o que (além de viver à larga, às nossas custas)?
Parabéns prefeito Furlan, pela lucidez e franqueza!  Adorei!
#ForaSarney!!!! 
Veja a notícia na íntegra aqui.

Projeto Tietê, despoluição do rio e Sabesp


Das 39 cidades que compõem a região metropolitana, nenhuma trata 100% do esgoto. Algumas tratam parcialmente, mas todas jogam seus resíduos nos rios. A alegação é que fazer as ligações necessárias, que começam com os coletores-tronco, é muito caro (e a gente tem que ouvir essas alegações quietos!!). 
A responsabilidade pela coleta e tratamento de esgoto aqui no Estado de São Paulo é da Cia. de Saneamento Básico-Sabesp, concessionária que tem acordo com as cidades para coletar e tratar o esgoto, além de garantir o abastecimento de água.

Em São Paulo, dos 1.100 quilômetros do Tietê, cerca de 130 estão poluídos porque as cidades da região despejam nele o esgoto de indústrias e residências.

Guarulhos, segunda maior cidade do estado, despeja 100% de seu esgoto (o equivalente a 184 milhões de litros) sem tratamento no rio Tietê. Além de Guarulhos, outros 13 municípios lançam o esgoto em córregos e rios, entre eles estão as cidades da região, Barueri, Santana de Parnaíba, Cajamar, Itapevi e Jandira. 

Como bem lembrou a Folha de Alphaville, é possível sanear 100% do Tietê, já temos bons exemplos vindos de fora, como o Tâmisa, na Inglaterra, o Sena, na França, e o Rio Han, na Coreia do Sul.

Segundo informa o WebDiário, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana de Parnaíba ainda estão aguardando para serem incluídas nas obras do Projeto Tietê III, nova fase do programa de despoluição do rio na Grande São Paulo.

Caso isso aconteça, sobe para 6 o número de cidades da região incluídas no programa e que terão o esgoto tratado antes de ser despejado no rio, vez que em Itapevi e Jandira as obras já estão em andamento e incluem a construção de um coletor-tronco e coletores secundários que levarão parte do esgoto produzido por 120 mil domicílios à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Barueri.

Esse é um projeto a longo prazo. A previsão é de que os coletores sejam finalizados no primeiro semestre de 2011. A partir daí, 240 litros por segundo de dejetos serão encaminhados à ETE antes de serem despejados no Tietê.

De acordo com a Sabesp, a estimativa é  que até 2015, quando será encerrada toda a terceira etapa do projeto, a região tenha 87% do seu esgoto coletado e 84%, tratado.   
Quem viver, verá!



Lazer, esportes, educação e cultura


Mostra de Dança e Cultura do Movimento

Neste sábado, dia 8, a partir das 18h, no Clube Atlético Sant’Ana -CASA (Rua Suzana Dias, 260, Centro Histórico), acontece a 5a. edição da “Mostra de Dança e Cultura do Movimento”, realizada pela Prefeitura de Santana de Parnaíba.
A entrada é gratuita e vai reunir cerca de 30 apresentações de grupos de Santana de Parnaíba, Barueri, Itapevi e Osasco, nos estilos Jazz, Ballet, Dança do Ventre, Dança Indiana, Street Dance, Ginástica Rítmica e Lutas.
Mais informações pelo telefone 4622-8650.


Teatro e mágica

Nesse final de semana (8 e 9 de agosto), teremos, no Cine Teatro Coronel Raymundo (Rua Suzana Dias, 300, Centro Histórico)
- em 08.08.09, às 20hs, a comédia "Uma mulher com "T" maiúsculo", de Edson Mendez, encenada por Camila Piva e Demerson Campos, que mostra as dificuldades e os complexos de um quarentão virgem que acaba de se casar com uma mulher ardente para realizar a sua lua de mel.
- em 09.08.09, às 16hs, a peça "O sumiço do Saci", dirigida por Cristiane Urbinatti e encenada por Marconi Barros, Alessandro de Moura e Roberta Viana.
- em 09.08.09, às 20hs, o espetáculo de mágica " Os Jokers”, exibido por uma dupla de ilusionistas (Cláudia Guedes e Nicolas Alzenvch)

Os ingressos devem ser retirados no próprio local, a partir de quinta-feira, das 10 às 17h.
Mais informações podem ser obtidas no teatro, pelo telefone 4154-4447.
Projeto “Parnahyba em Seresta e Serenata” 
Neste sábado (08/08), a Prefeitura promoverá mais uma edição do “Parnahyba em Seresta e Serenata”.
A partir das 20h30, seresteiros de diversas cidades e apreciadores da seresta irão se reunir em frente ao Canto do Seresteiro (Praça da Bandeira, 37 – Centro Histórico), e, de lá, partirão, às 22h30, em serenata pelas principais vias do Centro Histórico, passando pelo Largo da Matriz, Ruas Suzana Dias (até o Largo São Bento), Santa Cruz e Bartolomeu Bueno e, finalmente, chegam à Praça 14 de Novembro, onde acontece o encerramento do evento, no Coreto Maestro Bilo.

Mais informações no Departamento de Promoção e Divulgação de Eventos Musicais-DPDEM, pelo telefone 4154-5666, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h. 

 
Projeto Guri abre vagas para cursos gratuitos em 4 cidades

O Projeto Guri recebe, até 14 de agosto, inscrições para os cursos de instrumentos de violão, percussão e canto coral.
As aulas são gratuitas e começam dia 17 de agosto. Podem se matricular crianças de 8 a 18 anos incompletos, dede que estejam regularmente matriculadas e frequentando a escola.
Os interessados devem comparecer, acompanhados por um responsável, levando 2 fotos 3 x 4, certidão de nascimento ou RG, comprovante de endereço, declaração escolar e carteira de vacinação.  
Local: Estrada Marimarques, 385, Fazendinha, fone: 4156-5230
Atendimento: terça e quinta-feira, das 13h30 às 17h30
Inscrições para as oficinas do Programa Esporte e Lazer da Cidade -PELC
Desde o começo de julho (01/07), a população de Santana de Parnaíba conta com mais uma opção de lazer e recreação na cidade: trata-se das oficinas esportivas e culturais do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que estão com inscrições (gratuitas) abertas.

Uma iniciativa recente do Ministério do Esporte, o PELC é desenvolvido em parceria com o Ministério da Justiça e integra as diversas ações promovidas, simultaneamente, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), cujo intuito é resgatar os jovens brasileiros da criminalidade.
Em Santana de Parnaíba, o programa é administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL).
Os núcleos do PELC em Santana de Parnaíba, estão localizados no Ginásio de Esportes do Bairro 120 (Rua Estrela Dalva, 418), no Ginásio de Esportes “Vereador Reinaldo Santos” (R. Espírito Santo, 754, Fazendinha) e na Praça do Trabalhador (Av. Tenente Marques, s/nº, Fazendinha) e em cada um dos três espaços onde o projeto está sendo desenvolvido, foram disponibilizadas 400 vagas.

Já estão sendo realizadas várias oficinas esportivas e culturais, como futsal, atletismo, capoeira, artesanato, recreação, salas de leitura, atividades de quadra, basquete de rua, atividades circenses, teatro, discoteca, danças, skate e hip-hop.
Para se inscrever, as únicas exigências são que o candidato tenha idade entre 15 e 24 anos e resida, de preferência, em um dos bairros em que os núcleos do PECL estão instalados (120 e Fazendinha).

As inscrições são gratuitas, assim como as oficinas, e devem ser efetuadas em qualquer uma das unidades.
Mais informações nos seguintes telefones: 4156-5675 (Ginásio de Esportes “Vereador Reinaldo Santos”) e 4156-5959 (Ginásio de Esportes do Bairro 120).

Acontece aqui

Rede social

Quem sou eu

Minha foto
Santana de Parnaíba, SP, Brazil
Perguntaram a um sábio: "Existe uma única palavra que se possa seguir durante a vida inteira?" E o sábio respondeu: "Sim, ela é shu." E o seu significado é: 'Se não queremos que certas coisas sejam feitas a nós, não devemos fazê-las a outros.'(Provérbio Chinês) Pauto minha vida por essa única regra: nunca fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a mim. Seguido esse preceito, nenhum outro é necessário.

Últimos comentários

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger. Adapted by Ana.

TOPO