Alguns dados de nossa Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba fica a 35 km a oeste de São Paulo. Apesar da proximidade, é uma cidade de interior.

Tem uma população estimada de 109 mil habitantes.

Está em 23. lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU e em 5. lugar no Índice Firjan (da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no Brasil.

O Índice Firjan avalia as três principais áreas de desenvolvimento humano: Emprego & Renda, Educação e Saúde, enquanto o IDH considera o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a educação e longevidade.

CONFIRA OS EVENTOS NA CIDADE
no calendário abaixo

A lenda do amor impossível

Encontrei essa lenda no site Brasil, Mitos e Lendas.
Achei muito bonita e resolvi partilhá-la com vocês. Espero que gostem.

O "Frade e a Freira" (foto abaixo) é uma gigantesca formação granítica natural localizada no distrito do Rio Novo de Sul, em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. A lenda é sobre ela...


A LENDA


Conta-se que há muito tempo atrás, época em que o país se povoava no trabalho da terra, aqui chegou um frade moço, forte, honrado cavaleiro do exército de Jesus Cristo. Ele missionava ensinando orações e espalhando exemplos de esperança.

Na mesma aldeia, freiras divulgavam a ciência do esforço e do sacrifício, silenciosa e contínua tal qual pingo de chuva fina, mas teimoso e persistente.

Eis que certo dia, um Frade e uma Freira, na santidade de seus olhares, apaixonaram-se. Sendo ele servo e ela esposa de Cristo, não lhes era permitido outro amor. Amando e padecendo, sufocavam na noite sombria de corações, todo o desejo fremente da sonora paixão.

As razões iam desaparecendo na marcha alucinante de um amor tão desperto e iluminado, tal qual terra virgem que os acolhia. E assim, orando, chorando, penando, furtivamente encontravam-se para um olhar mais terno e para guardarem na lembrança uma recordação deliciosamente cruel.

Mas, uma vez o amor desperto, a busca principia e nunca há caminho de volta. A partir de então, tudo se inflama, não permitindo mais estar na planícies da complacência e realização parcial. Não há acomodação ou ameaça de perigo que impeça o esforço por um grau máximo de aproximação. E assim, às margens do Itapemirim visualizava-se suas duas sombras, negras, lentas, numa procissão de martírio, tentando resistir às tentações da vontade envolvedora.

Se foram ou não um do outro, num milagre humano de esquecimento, não recorda a memória popular. Apenas uma vez, não retornaram ao seu leito de sonhos, por certo sonharam juntos no silêncio da floresta, assistidos e abençoados pela também enamorada Lua.

Às margens do Itapemirim, sobre os fundamentos de granito, ergueu-se o casal, confabulando juras de amor, ouvidas pelas tempestades e compreendidas pelos passarinhos. Deus não os separou, nem os uniu em um perfeito abraço, mas deixou-os devidamente próximos, em atitude de reza e meditação, de sonho e resignação, frente a frente. E assim permanecerão eternamente.....


Uma ótima e abençoada semana!

Seja o primeiro a comentar

Acontece aqui

Rede social

Quem sou eu

Minha foto
Santana de Parnaíba, SP, Brazil
Perguntaram a um sábio: "Existe uma única palavra que se possa seguir durante a vida inteira?" E o sábio respondeu: "Sim, ela é shu." E o seu significado é: 'Se não queremos que certas coisas sejam feitas a nós, não devemos fazê-las a outros.'(Provérbio Chinês) Pauto minha vida por essa única regra: nunca fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a mim. Seguido esse preceito, nenhum outro é necessário.

Últimos comentários

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger. Adapted by Ana.

TOPO