Alguns dados de nossa Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba fica a 35 km a oeste de São Paulo. Apesar da proximidade, é uma cidade de interior.

Tem uma população estimada de 109 mil habitantes.

Está em 23. lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU e em 5. lugar no Índice Firjan (da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no Brasil.

O Índice Firjan avalia as três principais áreas de desenvolvimento humano: Emprego & Renda, Educação e Saúde, enquanto o IDH considera o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a educação e longevidade.

CONFIRA OS EVENTOS NA CIDADE
no calendário abaixo

Peccioli pela despoluição do Rio Tietê

A matéria, assim como a iniciativa do Prefeito, Silvio Peccioli, é de suma importância. Saiu na Folha de Alphaville e a transcrevo, abaixo, na íntegra:

"Silvinho Peccioli quer unir prefeitos e deputados estaduais e federais nessa luta

Depois de classificar a Sabesp como inimiga número 1 de Santana de Parnaíba, pela falta de investimentos e pela não coleta e tratamento de esgoto de todos os imóveis da cidade, o prefeito Silvinho Peccioli quer mobilizar a região e também pedir ajuda ao Ministério Público para cobrar do governo do estado uma solução para a poluição do rio Tietê.
"Não interessa se o esgoto despejado no Tietê é de Guarulhos, clandestino ou de outra cidade; nós não podemos continuar com esta situação e ficar arrastando o problema sem buscar uma solução", disse Silvinho, que já encomendou um estudo técnico sobre os reflexos da poluição do Tietê na região.
O estudo, segundo o prefeito, aborda desde as enchentes provocadas pelas cheias do rio até os reflexos na saúde da população. "Esse estudo, elaborado por um instituto ligado à USP, permitirá que eu apresente aos prefeitos da nossa região que temos de nos unir para buscar alternativas. Vou também recorrer aos deputados estaduais e federais eleitos pela região e pedirei ajuda ao Ministério Público, porque não descarto uma ação judicial contra o governo do estado, uma vez que é o responsável pelos serviços executados por Daee, Emae e secretaria de Recursos Hídricos", avisou.
Silvinho disse que a mobilização dos prefeitos e dos deputados também será estendida à população. "Será uma ação de médio a longo prazo. Vamos chamar a atenção de todos para a poluição do rio Tietê e os males que ela provoca em toda a região", disse.
O prefeito mantém o discurso de que a região não pode permitir ser tratada como de "2a classe". "Estamos na região metropolitana de São Paulo, uma das mais desenvolvidas do país, e não podemos compactuar com esse descaso. Sei que os investimentos são complexos, mas alguém precisa dar início", avalia.
Nessa mesma mobilização, Silvinho quer expor os serviços da Sabesp. "Presta mal serviço, usa material de baixa qualidade e joga o esgoto in natura no Tietê. Em Parnaíba, a coleta de esgoto não chega a 30%. Existem cidades que contam com serviços autônomos com melhor qualidade. Não descarto rescindir o contrato com a Sabesp e procurar outra empresa para prestar serviços de qualidade à cidade."" (os grifos são nossos)

Fiquei em dúvida se colocava ou não fotos do Rio Tietê, na parte que passa em Santana de Parnaíba, pois a situação é feia... Achei melhor fazê-lo, afinal, uma imagem vale mais que mil palavras...E é uma pena que não dê para "colocar" também o cheiro que emana do Rio em dias de ressaca...






Seja o primeiro a comentar

Acontece aqui

Rede social

Quem sou eu

Minha foto
Santana de Parnaíba, SP, Brazil
Perguntaram a um sábio: "Existe uma única palavra que se possa seguir durante a vida inteira?" E o sábio respondeu: "Sim, ela é shu." E o seu significado é: 'Se não queremos que certas coisas sejam feitas a nós, não devemos fazê-las a outros.'(Provérbio Chinês) Pauto minha vida por essa única regra: nunca fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a mim. Seguido esse preceito, nenhum outro é necessário.

Últimos comentários

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger. Adapted by Ana.

TOPO