Alguns dados de nossa Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba fica a 35 km a oeste de São Paulo. Apesar da proximidade, é uma cidade de interior.

Tem uma população estimada de 109 mil habitantes.

Está em 23. lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU e em 5. lugar no Índice Firjan (da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no Brasil.

O Índice Firjan avalia as três principais áreas de desenvolvimento humano: Emprego & Renda, Educação e Saúde, enquanto o IDH considera o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a educação e longevidade.

CONFIRA OS EVENTOS NA CIDADE
no calendário abaixo

Gripe Suína (influenza H1N1)

A Prefeitura de Santana de Parnaíba está distribuindo um folheto informativo sobre a gripe suína (tudo que você precisa saber sobre...), tendo como fontes o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), Organização Mundial da Saúde (OMS) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e Gustavo Johanson (infectologista da Universidade Federal de São Paulo).

Pelo que vi no site oficial, não há reprodução das informações (ótimas) do informativo, de modo que as reproduzo aqui:

"ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO DE SANTANA DE PARNAÍBA

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está preparada para enfrentar o surto da Gripe Suína (Influenza H1N1), que tem atingido diversos países, inclusive o Brasil. Não há motivos para pânico, pois todos os casos ocorridos até o momento, no território nacional, estão sendo acompanhados pelo sistema de saúde, que vem cumprindo, rigorosamente, as medidas de vigilância e monitoramento dos pacientes, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a doença."
Não posso deixar de expressar minha humilde opinião aqui: em termos nacionais, a questão está sendo cuidada com absoluto descaso por parte do Ministério da Saúde e da Anvisa, sem qualquer controle de portos, aeroportos etc)
Continuando...
"Em caso de suspeita da doença, o munícipe deve procurar, com urgência, a Unidade Municipal de Saúde mais próxima de sua residência e não se automedicar. Casos suspeitos ou confirmados serão encaminhados para os Hospitais de Referência da capital para tratamento adequado.

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA
O que é gripe suína?
É uma doença respiratória contagiosa causada pelo vírus influenza A, do subtipo H1N1, que acomete os porcos. O microorganismo responsável pelos casos atuais, no entanto, é uma mutação. Trata-se de um vírus híbrido, que contém material genético de vírus humanos, de aves e de suínos.

Como é transmitida?
A Gripe Suína é transmitida pelo ar ou em contato com secreções infectadas (catarro, espirro) pelo vírus causador da doença.

Quais os sintomas em humanos?
Os sintomas, geralmente, são similares ao da gripe comum. Eles surgem subitamente e a pessoa infectada apresenta febre alta (igual ou acima de 39), tosse, letargia, falta de apetite, irritação nos olhos, coriza, dor de garganta, dor de cabeça intensa, dor nos músculos e nas articulações. Podem ocorrer, também, náuseas, vómitos e diarréia.

Como são definidos os casos suspeitos?
O Ministério da Saúde considera um caso suspeito da doença quando o paciente apresenta febre alta e tosse (podendo ter outros sintomas, como dor de cabeça, dores no corpo e dificuldade respiratória) até 10 dias após sair de países que reportarem casos, ou após ter contato próximo (nos últimos 10 dias) com pessoa classificada como suspeito de infecção.

Em quanto tempo, a partir da transmissão, os sintomas aparecem?
Os sintomas podem iniciar-se no período de 3 a 7 dias após contato com o vírus e a transmissão ocorre, principalmente, em locais fechados.

Qual a diferença em relação aos sintomas da dengue?
Na dengue não há sintomas respiratórios, como coriza e tosse, e as dores no corpo podem ser mais intensas.

É possível contrair a doença comendo carne de porco?
Não. A gripe suína não é trnasmitida por alimentos. O cozimento da carne a 71'C destrói o vírus (para se ter uma idéia, o fogão comumatinge facilmente temperaturas superiores a essa)."
Comentário: a água fervendo, está a 100'C...
Prosseguindo...

"Como é feito o diagnóstico?
Uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e enviada ao laboratório.

Como é feito o tratamento?
O Centro de Controle de Doenças (CDC), dos EUA, recomenda que a doença seja tratada com os medicamentos já usados na gripe aviária: o Oseltamivir (Tamiflu) e o Zanamivir (Relenza). Eles só podem ser prescritos pelo médico. A automedicação, alertam os especialistas, pode fazer com que os remédios tenham efeito diminuído.

Para mais informações,
ligue 4154-4553
Vigilância Epidemiológica"

Seja o primeiro a comentar

Acontece aqui

Rede social

Quem sou eu

Minha foto
Santana de Parnaíba, SP, Brazil
Perguntaram a um sábio: "Existe uma única palavra que se possa seguir durante a vida inteira?" E o sábio respondeu: "Sim, ela é shu." E o seu significado é: 'Se não queremos que certas coisas sejam feitas a nós, não devemos fazê-las a outros.'(Provérbio Chinês) Pauto minha vida por essa única regra: nunca fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a mim. Seguido esse preceito, nenhum outro é necessário.

Últimos comentários

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger. Adapted by Ana.

TOPO