Alguns dados de nossa Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba fica a 35 km a oeste de São Paulo. Apesar da proximidade, é uma cidade de interior.

Tem uma população estimada de 109 mil habitantes.

Está em 23. lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU e em 5. lugar no Índice Firjan (da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no Brasil.

O Índice Firjan avalia as três principais áreas de desenvolvimento humano: Emprego & Renda, Educação e Saúde, enquanto o IDH considera o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a educação e longevidade.

CONFIRA OS EVENTOS NA CIDADE
no calendário abaixo

Projeto Tietê, despoluição do rio e Sabesp


Das 39 cidades que compõem a região metropolitana, nenhuma trata 100% do esgoto. Algumas tratam parcialmente, mas todas jogam seus resíduos nos rios. A alegação é que fazer as ligações necessárias, que começam com os coletores-tronco, é muito caro (e a gente tem que ouvir essas alegações quietos!!). 
A responsabilidade pela coleta e tratamento de esgoto aqui no Estado de São Paulo é da Cia. de Saneamento Básico-Sabesp, concessionária que tem acordo com as cidades para coletar e tratar o esgoto, além de garantir o abastecimento de água.

Em São Paulo, dos 1.100 quilômetros do Tietê, cerca de 130 estão poluídos porque as cidades da região despejam nele o esgoto de indústrias e residências.

Guarulhos, segunda maior cidade do estado, despeja 100% de seu esgoto (o equivalente a 184 milhões de litros) sem tratamento no rio Tietê. Além de Guarulhos, outros 13 municípios lançam o esgoto em córregos e rios, entre eles estão as cidades da região, Barueri, Santana de Parnaíba, Cajamar, Itapevi e Jandira. 

Como bem lembrou a Folha de Alphaville, é possível sanear 100% do Tietê, já temos bons exemplos vindos de fora, como o Tâmisa, na Inglaterra, o Sena, na França, e o Rio Han, na Coreia do Sul.

Segundo informa o WebDiário, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana de Parnaíba ainda estão aguardando para serem incluídas nas obras do Projeto Tietê III, nova fase do programa de despoluição do rio na Grande São Paulo.

Caso isso aconteça, sobe para 6 o número de cidades da região incluídas no programa e que terão o esgoto tratado antes de ser despejado no rio, vez que em Itapevi e Jandira as obras já estão em andamento e incluem a construção de um coletor-tronco e coletores secundários que levarão parte do esgoto produzido por 120 mil domicílios à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Barueri.

Esse é um projeto a longo prazo. A previsão é de que os coletores sejam finalizados no primeiro semestre de 2011. A partir daí, 240 litros por segundo de dejetos serão encaminhados à ETE antes de serem despejados no Tietê.

De acordo com a Sabesp, a estimativa é  que até 2015, quando será encerrada toda a terceira etapa do projeto, a região tenha 87% do seu esgoto coletado e 84%, tratado.   
Quem viver, verá!



Seja o primeiro a comentar

Acontece aqui

Rede social

Quem sou eu

Minha foto
Santana de Parnaíba, SP, Brazil
Perguntaram a um sábio: "Existe uma única palavra que se possa seguir durante a vida inteira?" E o sábio respondeu: "Sim, ela é shu." E o seu significado é: 'Se não queremos que certas coisas sejam feitas a nós, não devemos fazê-las a outros.'(Provérbio Chinês) Pauto minha vida por essa única regra: nunca fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a mim. Seguido esse preceito, nenhum outro é necessário.

Últimos comentários

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger. Adapted by Ana.

TOPO