Alguns dados de nossa Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba fica a 35 km a oeste de São Paulo. Apesar da proximidade, é uma cidade de interior.

Tem uma população estimada de 109 mil habitantes.

Está em 23. lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU e em 5. lugar no Índice Firjan (da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no Brasil.

O Índice Firjan avalia as três principais áreas de desenvolvimento humano: Emprego & Renda, Educação e Saúde, enquanto o IDH considera o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a educação e longevidade.

CONFIRA OS EVENTOS NA CIDADE
no calendário abaixo

Nosso turismo

Santana de Parnaíba é realmente um lugar encantador. Só conhecendo!


Abaixo, destaco alguns pontos turísticos e eventos da nossa cidade:


Igreja Matriz

É considerada o marco mais importante do município. De acordo com os registros históricos, em meados de 1560, foi erguida na cidade a primeira capela, dedicada a Santo Antônio. A pequena igreja era feita de pau-a-pique e coberta de folhagens. No ano de 1580, a segunda capela, dedicada a Sant'Ana, foi construída. Em 1610 uma terceira capela foi construída, também por André Fernandes, e, em 1625, foi elevada a Matriz, hoje conhecida como Paróquia de Sant'Ana. A edificação atual data de 1882, e seu estilo é eclético, possuindo piso em canela preta e altares que acompanham a liturgia. É tombada pelo CONDEPHAAT.

Museu Casa do Anhanguera

Residência bandeirista urbana construída na segunda metade do século XVII, em taipa de pilão e taipa de mão, na qual, presume-se, residiu o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva - O Anhangüera. É uma edificação típica das construções do século XVII, representando uma tradição urbana das primitivas moradas paulistas, que mantêm até hoje seu estilo original. Foi transformado no "Museu Histórico e Pedagógico Casa do Anhangüera" durante a semana comemorativa da criação da vila em 14 de novembro de 1962, possuindo grande valor arquitetônico e histórico. Tombada pelo IPHAN, em outubro de 1958, e pelo CONDEPHAAT, em maio de 1982.


Barragem Edgard de Souza

A primeira hidrelétrica do país, foi inaugurada em 23 de Setembro de 1901, foi a primeira usina da "Light" no Brasil e também a primeira hidrelétrica a abastecer São Paulo. Foi desativada 51 anos mais tarde, mas a Barragem Edgar de Souza, ainda existe. As visitas são gratuitas e os turistas encontram maquinário e a estrutura que fazem parte da história da energia elétrica no Brasil.


Casa da Cultura "Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo"

O sobrado construído por volta do século XVIII é um exemplar típico das construções paulistas, com paredes estruturais em taipa de pilão cobertas com telhas capa canal, portas altas e elevado pé direito. Está localizado no Largo da Matriz, nº 19 e 25. É um patrimônio tombado pelo IPHAN em dezembro de 1958 e pelo CONDEPHAAT em maio de 1982.


Rota da Cachaça

Santana de Parnaíba cultiva a tradição da cachaça. Muita gente vem de longe em busca da mais tradicional bebida brasileira. Na cidade, encontram-se os tradicionais engenhos Caninha do Moraes, Engenho do Osíris e Caninha Parnaíba.

Pesqueiros

A cidade possui diversos e simpáticos pesqueiros. É ligar e reservar o programa.

Coreto Maestro Bilo

Doado e construído em 1892, com ferros que vieram da Inglaterra, o coreto é um dos mais
belos monumentos históricos da cidade. Em 1963, esse monumento foi aterrado, reformado e diminuído em 60cm de altura, preservando seu gradil original e o restante de sua arquitetura. Continua, hoje, sendo palco de apresentações e é considerado o cartão de visitas da cidade, juntamente com a Igreja Matriz, o Casarão e o Museu. Está localizado na Praça 14 de Novembro, ao lado da Igreja Matriz.






Carnaval

O carnaval em Santana de Parnaíba é muito esperado pela população e considerado como imperdível. A festa na cidade se inicia na sexta-feira, dia da abertura oficial, com a Noite dos Fantasmas e o tradicional Bloco Grito da Noite, (grupo folclórico de origem negra) e os Cabeções (que representam a arte popular de Santana de Parnaíba).


Corpus Christi

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi. Em Santana de Parnaíba, reúne milhares de fiéis de diversos municípios próximos, atraídos pelo famoso tapete artesanal. Com extensão de cerca de 850 metros, ele cobre as principais ruas do Centro Histórico.






Drama da Paixão

A celebração da Semana Santa em Santana de Parnaíba mescla as características erudita e popular, onde a encenação da vida de Jesus Cristo é feita através de um levantamento cristão e arqueológico, baseado na verdadeira relação dos romanos com a história do povo judeu. A reconstituição arqueológica é mostrada em seu cenário através da fidelidade na reprodução das estruturas arquitetônicas da época. A encenação ocorre ao ar livre, onde 70 atores e 500 figurantes fazem o maior espetáculo do gênero no Estado.

Caminho do Sol

Percurso de 241 km que são feitos a partir de Santana de Parnaíba, como "preparatório a Santiago de Compostela". Segundo seu idealizador, "O Caminho do Sol, nasceu com o objetivo maior de oferecer aos amantes de caminhadas, um ambiente agradável, passando em sua quase totalidade , somente por àreas rurais, buscando a introspecção e o despojamento material." Se tiver interesse, entre no site, analise o percurso, veja as datas de saída e faça sua reserva. Aqui.


Para se localizar na cidade, entre no site da Prefeitura.
Isso, se achar necessário. Aqui, você pára na rua e qualquer transeunte te informa, de boa vontade.

Seja o primeiro a comentar

Acontece aqui

Rede social

Quem sou eu

Minha foto
Santana de Parnaíba, SP, Brazil
Perguntaram a um sábio: "Existe uma única palavra que se possa seguir durante a vida inteira?" E o sábio respondeu: "Sim, ela é shu." E o seu significado é: 'Se não queremos que certas coisas sejam feitas a nós, não devemos fazê-las a outros.'(Provérbio Chinês) Pauto minha vida por essa única regra: nunca fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a mim. Seguido esse preceito, nenhum outro é necessário.

Últimos comentários

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger. Adapted by Ana.

TOPO